GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

1/6 consome 78%. Injustiça, não é?


Que a desigualdade impera onde impera cultura consumista e egoísta não é novidade. E nem que precisamos abrir mão de uma série de hábitos para vivermos e permitirmos que outros também vivam com mais dignidade.

Porém, neste mundo cartesiano, relatórios, números e fontes oficiais são muito importantes para confirmar o que sentimos, nossas certezas ainda não fundamentadas.

O estudo enfatiza, entre outras conclusões, que sem uma mudança cultural que valorize a sustentabilidade em vez do consumismo, nada poderá salvar a humanidade dos riscos ambientais e de mudanças climáticas e também traz anualmente um balanço com números atualizados e reflexões sobre as questões ambientais. Este ano, em parceria com a WWI, o Akatu fez a tradução do documento para o português.

Acredito que podemos começar a exercitar esta mudança de paradigmas já. Mudando pequenas atitudes. Eu, por exemplo, já reciclo meu lixo com a ajuda da ONG Doe seu Lixo, tenho minha caneca de louça no trabalho, jogo parte do meu lixo orgânico em composteira que gera terra super nutritiva depois, reuso água do banho para dar descarga, tento ser mais gentil e amigável em minhas relações etc etc.

É igual exercício físico, com a prática cabe na rotina e para de doer!

Para os interessados copio o link do relatorio completo no site do Akatu.


01 de julho de 2010