Pense, viva e sinta a sustentabilidade
Pier Mauá/Museu do Amanhã/RJ 2016

Painéis - Programação

Inovação para sustentabilidade


Ética, conhecimento e desenvolvimento sustentável por Sérgio Besserman

Economista. Professor do Departamento de Economia ambiental da PUC-RJ. É presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e conselheiro de várias organizações como Green Nation, FRM, WWF, CI-Brasil, ITDP, Funbio, Bolsa Verde, Rio Climate. 

   

Acessibilidade e inovação por Ronaldo Tenório

Publicitário. É co-fundador e Diretor Executivo da Hand Talk, eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Em 2016 foi eleito pela Revista Forbes como um dos jovens mais promissores do Brasil e pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.

Inovação para o bem viver rural: De uma agricultura familiar convencional a uma agricultura familiar agroecológica por Nair Arriel.
Engenheira Agrônoma, M.Sc  em Genética e Melhoramento de Plantas (UFLA,1992), D.Sc  em Produção Vegetal (UNESP-2004). Curadora do Banco Ativo de Germoplama de Gergelim.  Docente da Disciplina Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, do Mestrado em Agroecologia (UFPB). Coordena projetos na área de Recursos Genéticos, Melhoramento de Plantas e Sistemas agroecológicos, atuando com as culturas do gergelim, amendoim, algodão e mamona

Inovação em sustentabilidade: desafios de superação por Gladstone Santos Junior

Empresário, COO da Nova A3 Indústria e Comércio Ltda. Advogado, formado pela UERJ em 1991. Diretor do SIMPERJ – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro. 30 anos trabalhando na indústria de transformação de Plásticos.

Mobilidade Urbana por Walter F. de Simoni

Economista e cientista ambiental formado pela Universidade de Tufts, em Boston. É especialista em mudanças climáticas e economia verde, com um foco em políticas públicas. Trabalhou como consultor em estratégia corporativa em mudanças climáticas e sustentabilidade em setores como energia, finanças e alimentos. Foi Superintendente de Economia Verde no Estado do Rio de Janeiro onde foi responsável por políticas de clima e desenvolvimento sustentável. Atualmente é Coordenador de Portfólio de mobilidade urbana do Instituto Clima e Sociedade.

Mashup

Gabriela Valente, Colíder Executiva Rio+B, um projeto do Sistema B