Pense, viva e sinta a sustentabilidade
Pier Mauá/Museu do Amanhã/RJ 24 a 27 de novembro de 2016

A sustentabilidade nos sertões
Notícias 09-11-2016

Na nova economia, o melhor negócio é fazer o bem
Notícias 07-11-2016

Comida boa no festival da sustentabilidade
Notícias 04-11-2016

O que é mesmo Cradle to Cradle?
Notícias 01-11-2016

Competição - Vencedores

Apresentação

Conheça um pouco...

Entre os dias 24 e 27 de novembro de 2016, o Rio de Janeiro (RJ), receberá o terceiro festival Green Nation. O objetivo é sensibilizar pessoas, empresas e organizações para a importância da sustentabilidade como o novo paradigma de negócios e de sociedade. Os quatro dias de evento trarão cinema, mostra de multimídias, instalações sensoriais, apresentações de especialistas nacionais e internacionais e muito intercâmbio para pensar, viver e sentir a sustentabilidade.

O festival mostrará que as novas relações ambientais e a inovação devem permear o cotidiano de negócios e pessoas. Afinal, a existência dos capitais econômico e social só será possível se o capital natural for poupado e preservado. Assim, conscientizar através da experimentação e da apresentação de novos modelos de inovação em negócios e conexões sociais é fundamental para gerar uma real revolução em que a sustentabilidade não seja um conceito, mas uma atitude.

Essa terceira edição colocará em pauta ainda o desafio de inovar o olhar para as transições que compõem a sustentabilidade, pois é necessário rever conceitos, tecnologias e posicionamentos para garantir a existência de todos os que vivem no planeta. E mostrará que a consolidação de uma sociedade nova de verdade só acontecerá a partir da compreensão de que todos têm papel inovador a desempenhar no futuro do planeta.

A programação do festival 2016 está dividida em vários eixos principais. Confira abaixo o que cada uma trará e prepare a sua viagem pelo mundo da sustentabilidade.


Área de instalações interativas e sensoriais

Todos os dias - 9h às 18h - Píer Mauá

Composta por instalações que estão divididas em experiências distintas, a área de instalações interativas e sensoriais proporá compreender a importância da mudança de atitude para tornar a sustentabilidade e a inovação práticas cotidianas. O espaço terá como temas a água, a energia, a reciclagem, a moda, a alimentação e a inovação e reforçará também o papel de cada indivíduo na consolidação de novos cenários para o planeta e para a sociedade.


Painel de Mashups

25 e 26/11 - 10h às 12h - Museu do Amanhã

Área de compartilhamento de visões e apresentação de tendências em inovação, sustentabilidade, cidadania, bem-estar e empreendedorismo, os painéis de mashups  trarão a apresentação de especialistas nacionais e internacionais. Têm o objetivo de misturar conhecimentos, vivências, experiências e casos de sucesso, propiciando momentos de compartilhamento de visões entre os palestrantes e o público, criando conexões entre soluções e mudanças e promovendo reflexões.


Oficinas de cocriação

25, 26 e 27/11 - 14h às 18h - Museu do Amanhã

A programação das oficinas de cocriação apresentará tendências gerais em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, fazendo com que os participantes desenvolvam novas ideias que possam ser inseridas na prática. O intuito é inspirar para a mudança, promovendo novas possibilidades e permitindo que pessoas e negócios concretizem novas possibilidades.


Festival audiovisual

Todos os dias - 13h às 18h - Museu do Amanhã

Estará dividido nas mostras livre e competitiva. A primeira reunirá filmes de ficção, animação e documentários premiados em festivais internacionais em uma seleção que abrange os principais temas sobre sustentabilidade e meio ambiente. Já na mostra competitiva concorrerão obras nas categorias animação, cartum, filme, fotografa e redes sociais.

Eventos


KIDS: Pães artesanais

Cozinha Green  
25/11 às 14h - 15h

Lugar de criança também é na cozinha para aprender a fazer receitas boas e comer bem.


Península Mitre

Cinema  
25/11 às 13h

dir. Joaquín e Julián Azulay, 90 minutos (Argentina), Faixa Etária Livre


Fome de quê?

Instalações

Sabe aquela tampinha de garrafa esquecida na areia da praia? Conheça onde ela poderá parar.


Empreender para superar

Painéis  
26/11 às 10h

O desafio de conectar empreendedorismo e sustentabilidade será abordado neste painel.

Fotos