Pense, viva e sinta a sustentabilidade
Pier Mauá/Museu do Amanhã/RJ 2016

A sustentabilidade nos sertões
Notícias 09-11-2016

Na nova economia, o melhor negócio é fazer o bem
Notícias 07-11-2016

Comida boa no festival da sustentabilidade
Notícias 04-11-2016

O que é mesmo Cradle to Cradle?
Notícias 01-11-2016

Competição - Vencedores

Apresentação

Catálogo

Conheça um pouco...

Entre os dias 24 e 27 de novembro de 2016, o Rio de Janeiro (RJ), receberá o terceiro festival Green Nation. O objetivo é sensibilizar pessoas, empresas e organizações para a importância da sustentabilidade como o novo paradigma de negócios e de sociedade. Os quatro dias de evento trarão cinema, mostra de multimídias, instalações sensoriais, apresentações de especialistas nacionais e internacionais e muito intercâmbio para pensar, viver e sentir a sustentabilidade.

O festival mostrará que as novas relações ambientais e a inovação devem permear o cotidiano de negócios e pessoas. Afinal, a existência dos capitais econômico e social só será possível se o capital natural for poupado e preservado. Assim, conscientizar através da experimentação e da apresentação de novos modelos de inovação em negócios e conexões sociais é fundamental para gerar uma real revolução em que a sustentabilidade não seja um conceito, mas uma atitude.

Essa terceira edição colocará em pauta ainda o desafio de inovar o olhar para as transições que compõem a sustentabilidade, pois é necessário rever conceitos, tecnologias e posicionamentos para garantir a existência de todos os que vivem no planeta. E mostrará que a consolidação de uma sociedade nova de verdade só acontecerá a partir da compreensão de que todos têm papel inovador a desempenhar no futuro do planeta.

A programação do festival 2016 está dividida em vários eixos principais. Confira abaixo o que cada uma trará e prepare a sua viagem pelo mundo da sustentabilidade.


Área de instalações interativas e sensoriais

Todos os dias - 9h às 18h - Píer Mauá

Composta por instalações que estão divididas em experiências distintas, a área de instalações interativas e sensoriais proporá compreender a importância da mudança de atitude para tornar a sustentabilidade e a inovação práticas cotidianas. O espaço terá como temas a água, a energia, a reciclagem, a moda, a alimentação e a inovação e reforçará também o papel de cada indivíduo na consolidação de novos cenários para o planeta e para a sociedade.


Painel de Mashups

25 e 26/11 - 10h às 12h - Museu do Amanhã

Área de compartilhamento de visões e apresentação de tendências em inovação, sustentabilidade, cidadania, bem-estar e empreendedorismo, os painéis de mashups  trarão a apresentação de especialistas nacionais e internacionais. Têm o objetivo de misturar conhecimentos, vivências, experiências e casos de sucesso, propiciando momentos de compartilhamento de visões entre os palestrantes e o público, criando conexões entre soluções e mudanças e promovendo reflexões.


Oficinas de cocriação

25, 26 e 27/11 - 14h às 18h - Museu do Amanhã

A programação das oficinas de cocriação apresentará tendências gerais em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, fazendo com que os participantes desenvolvam novas ideias que possam ser inseridas na prática. O intuito é inspirar para a mudança, promovendo novas possibilidades e permitindo que pessoas e negócios concretizem novas possibilidades.


Festival audiovisual

Todos os dias - 13h às 18h - Museu do Amanhã

Estará dividido nas mostras livre e competitiva. A primeira reunirá filmes de ficção, animação e documentários premiados em festivais internacionais em uma seleção que abrange os principais temas sobre sustentabilidade e meio ambiente. Já na mostra competitiva concorrerão obras nas categorias animação, cartum, filme, fotografa e redes sociais.

Eventos


Contaminantes Ambientais

Cozinha Green  
26/11 às 12h - 13h

Sustentabilidade também é pensar em alimentos, receitas e comidinhas.


Península Mitre

Cinema  
25/11 às 13h

dir. Joaquín e Julián Azulay, 90 minutos (Argentina), Faixa Etária Livre


Encantados

Cinema  
25/11 às 15h

dir. Tizuka Yamasaki, 78 minutos, (Brasil), faixa etária 10 anos (Sessão seguida de debate)


Ouro Azul

Cinema  
26/11 às 15h

dir. Meire Moreno, 26 minutos (Brasil)

Fotos