Experiências através dos sentidos
Brasília, DF 2018

Cinema - Programação

Manual de Sobrevivência para o Século 21: Água que vem do céu


Duração: 26 minutos, cor. (legendado em inglês)

Dia 21 de março, às 18h30, no Cinema da Vila Cidadã.

A quarta edição da mostra oferece ao público olhares transversais sobre as várias questões da água.

Manual de Sobrevivência para o Século 21

Exibição première da série “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, episódio “Água que vem do céu”, com a presença do diretor João Amorim e do ator e apresentador Marcos Palmeira.



O episódio mostra alternativas que aumentam a autonomia na gestão do recurso da água e coloca em prática formas eficientes de captá-la e de protegê-la para as futuras gerações.

Sinopse:


Os recentes eventos climáticos extremos em todo mundo e no Brasil também, como as fortes chuvas na Região Norte, e a dramática seca levando os reservatórios a níveis críticos no Estado de São Paulo, demonstram cada vez mais a nossa fragilidade como espécie, face as mudanças que estão ocorrendo no Planeta. Ao mesmo tempo, temos uma nova classe emergente, com uma sede insaciável de consumo, num mundo com recursos escassos. Da crise financeira à crise ambiental, às guerras por energia e recursos naturais, nos questionamos como poderemos sobreviver como espécie no século 21. É nesse contexto que surge o “Manual de Sobrevivência para o século 21”. 
Vivenciado por Marcos Palmeira, o “Manual” busca ilustrar como podemos restabelecer uma sociedade pós-colapso. Entrecortado por animações dinâmicas e com trilha arrojada, de músicos renomados como Gilberto Gil, Almir Sater, Céu, Otto, Nação Zumbi, entre outros, o Programa busca mostrar como podemos plantar nosso próprio alimento, estabelecer moedas solidárias, desenvolver máquinas com tecnologia de código aberto, construir nosso próprio abrigo com materiais locais e formar comunidades autossustentáveis. Aponta para possíveis soluções para nosso Planeta em crise.

Ep. 2 -“Água”


A falta d'água é realidade. A cada ano, cresce a demanda por recursos hídricos e, se nada for feito, em menos de uma década vai faltar água para um terço dos brasileiros. Nesse episódio, Marcos Palmeira sai em busca de alternativas que visam tirar o país do mapa da escassez. Ele aprende a construir a cisterna caseira, solução prática e barata que aumenta a autonomia na gestão desse recurso e proporciona economia de água potável. Na Bahia encontra com Ernst Gotsh e aprende que Água se planta. Em São Paulo conhece dois caçadores de rios urbanos que mostram como grandes cidades podem recuperar os seus cursos d ?água naturais e voltar a conviver
harmonicamente com eles.

Essa instalação é apresentada pela AMA.