Experiências através dos sentidos
Brasília, DF 2018

Obras

TRÊS VEZES 21

Quando decidimos realizar o documentário “TRÊS VEZES 21” em 2014, tínhamos como objetivo acadêmico abordar os aspectos positivos e os benefícios da inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho. Mas, durante o processo de produção do curta, nos emocionamos a cada história obtida, a cada história contada, seja através de seus familiares, colegas de trabalho ou pelos próprios entrevistados, histórias de superação e aprendizado, verdadeiras lições de vida que vão marcar cada um de nós pelo resto da vida.
Nosso grande propósito era realizar um trabalho que mostrasse uma abordagem diferente, algo que expresse como é positiva a inserção desses profissionais, como eles estão são capacitados e aptos a realizar qualquer tipo de trabalho, como eles fazem parte integral da sociedade. Por isso, procuramos não dar foco ao preconceito e discriminação. O foco foi mostrar como é possível a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e o quanto isso agrega em sua aprendizagem e desenvolvimento.
Entre os entrevistados, buscamos abordar a rotina da empresa Ernst & Young, empresa referência quando o assunto é inserção de pessoas com necessidades especiais em seu quadro de funcionários. Através de depoimentos e registros de alguns diretores da empresa, e profissionais com Síndrome de Down, tivemos relatos positivos quanto ao desempenho e relação interpessoal dentro do ambiente de trabalho.
Também entrevistamos a produtora de comunicação da Gatacine Produções, Aleksandra Zakartchouk, que relatou a experiência de trabalhar com pessoas com Síndrome de Down, em especifico na produção do filme “Colegas” de Marcelo Galvão, como foi a evolução e aprendizado tanto para os atores, quanto para a produção em si.
Os atores Ariel Goldenberg e Rita Pokk falam de futuros projetos, de sua experiência no filme COLEGAS, de como a produção e direção foram atenciosos com eles durante todas as etapas de filmagem.
A produção buscou aperfeiçoar o tempo e os recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto. Sempre entrando em contato com os demais diretores, traçamos as melhores soluções para adequarmos nosso tempo para conclusão das entrevistas.
Contamos com a assistência da universidade FMU, cedendo alguns equipamentos e alguns profissionais para filmagem em algumas externas.


Ficha Técnica

Titulo: TRÊS VEZES 21
Categoria: Documentário
Autor: JOSEPH MERENCIO
Resumo: DOCUMENTÁRIO RELATA A ROTINA DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NO MERCADO DE TRABALHO.

Redes Sociais da obra:
     


JOSEPH CLAUDIO MERENCIO

Publicado em: 03 de fevereiro de 2018