Experiências através dos sentidos
Brasília, DF 2018

Obras

Centenário MANOEL de BARROS

“Quando nasci O silêncio foi aumentado” Manoel. Barros

A 36° Intervenção Poética do projeto Transvê Poesias foi produzida em homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros (19/12/2016). Fonte de inspiração do projeto.

A montagem da intervenção aconteceu no dia 21/12/2016 em duas praças da cidade Histórica de Ouro Preto/MG. Foram penduradas 100 garrafas, cada uma com um poema diferente do poeta Manoel. B.

Os moradores e turistas que, passaram na semana da realização puderam ler e levar as garrafas gratuitamente. No momento da montagem tivemos várias pessoas que pararam para ler e agradeceram pela existência do projeto. Viva Manoel, viva a poesia, viva o Transvê.

As Intervenções Poéticas têm como objetivo levar a poesia ao encontro das pessoas, as surpreendendo no seu cotidiano com Garrafas Poéticas penduradas por diversos espaços. Neste encontro da pessoa com o poema é que surge a poesia de fato, esse contato afetivo que reverbera no agora. As garrafas encontram-se disponíveis para serem levadas gratuitamente por qualquer pessoa que se interessar.
Com 4 anos de existência o projeto realizou 43 Intervenções, espalhando mais de 4 mil garrafas por 9 cidades, espalhadas entre 4 estados Brasileiros. Além disso, seguimos fomentando a cultura, incentivando a leitura e a reutilização de materiais descartáveis, e levantando sempre o diálogo sobre a importância da sustentabilidade.

Captação de imagens: Íris Zanetti

Música: SOMBRA BOA - Manoel De Barros CD Crianceiras

Realização: Transvê Poesias
https://www.transvepoesias.com/


Ficha Técnica

Titulo: Centenário MANOEL de BARROS
Categoria: Documentário
Autor: Íris Zanetti
Resumo: Essa obra retrata a ação Intervenção Poética realizada pelo projeto Transvê Poesias. As intervenções tem como foco a reutilização de materias como jornal e garrafas long necks, levando poesias e incentivando a leitura.

Redes Sociais da obra:
     


Anderson Marta Valfré

Publicado em: 23 de fevereiro de 2018