GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Colunistas

Venda do Mar!


Oi gente! Hoje vou falar de uma atitude normal para as pessoas mas muito perigosa para a natureza: a venda de animais marinhos como souvenires.

Sabe quando você vai em uma cidade praiana e vê na vitrine de uma loja uma concha. Não compre! Isso desequilibra o ecossistema, pois conchas são usadas como abrigo por vários animais e depois viram areia. Vou dar mais um exemplo de como a natureza é afetada pelo comércio de animais: os peixes, eles controlam a população de algas e de zooplâncton e são o alimento de tubarões, cetáceos e moluscos. Se os peixes forem extintos, a população de zooplâncton e a de algas crescerá sem controle e os tubarões, cetáceos e moluscos também se extinguirão.

Todos os seres têm seu papel no bem estar do meio ambiente, desde a maior baleia ao menor caramujo e essa retirada do mar pode pôr fim a tudo que a natureza levou tanto tempo para criar.

Por favor, ajudem essa causa!

Eu já vi de tudo em lojas praianas, de uma concha até um baiacu empalhado, mas seja qualquer um desses, haverá um impacto no meio ambiente.

O pensamento de um turista geralmente chega a duas conclusões erradas, a primeira é: “Um só não vai fazer diferença!” e a segunda é: “Já está morto não vai fazer a diferença”. A primeira está errada pois acho que 6,6 milhões de pessoas visitam o Brasil anualmente, imagina se cada uma delas comprasse um animal marinho o nosso ecossistema, estaria a caminho de ser dizimado. A segunda ideia também está errada, pois a matança é feita para o consumidor, se todos parem de comprar, a venda diminuirá drasticamente até parar.

Espero que tenham gostado desse texto porque foi muito difícil... Minha inspiração surgiu em uma barraca de rua onde eu tive que tirar essa foto para vocês e fui  encarado com aquele “olhar 43, aquele assim, meio de lado já saindo, indo embora, louco”... para me expulsar.


27 de dezembro de 2017

Johann Neves

Johann Neves

Estudante de apenas 10 anos, entusiasta de causas ambientais, escritor e o mais jovem colunista do Green Nation.

[+] Ver artigos deste colunista