GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Colunistas

Consumo Consciente, 15 de outubro de 2015


Há uma década nem conhecíamos conceitos que entraram no nosso dia a dia: ecossistema, biodiversidade, ecologia, meio ambiente, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e consumo consciente. A grande maioria da população nunca tinha pensado que a terra teria limites, como tudo que tem vida. Muitos ainda nem sabem do que estamos falando. Vivem à margem da sociedade que inventamos, vivem quase como na idade média.

“Inventamos uma sociedade de consumo que diz que a economia tem que crescer, senão haverá uma tragédia! Inventamos assim o consumir supérfluos. Compra-se e descarta-se e com isso estamos gastando tempo de vida. Quando compro algo, ou você compra, não compra com dinheiro, compra com tempo de vida. O tempo de vida que você gastou para ter esse dinheiro. A única coisa que não se pode comprar é a vida e a vida se vai se gastando para ter dinheiro. E é lamentável desperdiçar a vida e perder a liberdade!”

A citação acima é do Mujica, que foi presidente do Uruguai, no filme Human, que você pode ver no youtube. Um filme incrível, de enorme sensibilidade que ouviu  pessoas em 60 países perguntando: qual a essência da vida? Todos corremos atrás de tempo, para ganhar a vida e para logo ali gastar o dinheiro conquistado com compras e mais compras estimuladas pela mídia e pela publicidade. Quanto mais pobres, mais nos tornamos escravos.

Normal pensar: - Ai! Se eu não comprar, não vou aguentar! Pode ser qualquer coisa que sua amiga ou amigo comprou, que você viu na TV, que você acha que foi feito para você! Afinal, você é quem nesse mundo do selfie? A fotografia é sempre da embalagem, mas a sua felicidade, só você pode descobrir, mora dentro de você. Ser consciente nas suas escolhas vai revelar sua felicidade, você se dará algum tempo para ser feliz, e dará alguma possibilidade para nosso planeta, já que só você ou todos nós, temos poder para dizer NÃO ao gigante e asfixiante sistema que aí está.

Dia 15 de outubro pode ser seu dia de nascer para um tempo no qual você pode somar à ele felicidade.


15 de outubro de 2015

Nádia Rebouças

Nádia Rebouças

Conselheira do Green Nation. Especialista em comunicação, vem desenvolvendo planejamentos, workshops e palestras sempre utilizando a comunicação para transformação. Trabalha para transformar organizações e a sociedade, disseminando conceitos...

[+] Ver artigos deste colunista